Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Qual é o maior desejo da maioria das mães após o parto? Se você diz perda de peso, então você está certo. Muitas mães mal saem da sala de parto e já se preocupam em como recuperar o peso pré-gestacional.

A perda de peso após o parto é tão importante? Como fazer isso sem afetar a sua saúde e a de seu bebê? Preparamos algumas dicas para que você saiba que perder peso após o parto é mais fácil (e menos importante) do que parece. 

Escreva!

O ganho de peso é importante, mas a saúde da criança é mais importante

Sabemos que a sua atenção ao peso tem muito a ver com a estética, mas quando quer perder o excesso de peso da gravidez, está também a pensar na sua saúde. O que queremos alertá-lo é: talvez o peso que você ganha nos primeiros meses seja mais importante para a sua saúde e sua criança do que você pensa.

Você não ganhou peso em vão durante a gravidez. As reservas de gordura são usadas como fonte de energia para você e seu bebê durante a gravidez e ainda são importantes para a nutrição do bebê nos primeiros meses após o nascimento. Perder gordura muito rapidamente após a gravidez, ou simplesmente remover gordura por meio de cirurgia, limitará o valor nutricional do leite materno e prejudicará diretamente a saúde da criança. Portanto, entenda que o processo de restauração de peso deve ser gradual e natural.

A amamentação ajuda a controlar o peso

Muitas mães optam por não amamentar logo após o nascimento do bebê para se concentrar na recuperação do peso antes da gravidez. No entanto, esta é uma das piores decisões que você pode tomar em relação à sua saúde e à do seu bebê.

Anos de pesquisas científicas provaram que a amamentação desempenha um papel vital na perda de peso após a gravidez. Como os bebês precisam de leite materno rico em energia nos primeiros meses de vida, essas reservas de gordura serão naturalmente usadas como fonte para a criança produzir este alimento único. Portanto, a perda de peso é um resultado natural da amamentação


Retome sua dieta diária

Durante a gravidez, é natural que o nosso apetite aumente um pouco, porque as nossas necessidades energéticas são muito superiores ao normal. A expressão "duas pessoas comem" é muito útil para entender o aumento da ingestão de certos alimentos e o ganho de peso durante a gravidez - principalmente se a mãe entender suas restrições e não usar esse hábito como motivo para inferir a ingestão de calorias.

Depois que o bebê nasce, espera-se que o apetite da mãe também diminua no futuro, pois a necessidade de calorias do corpo é significativamente reduzida. Ao retomar a alimentação habitual, com a redução da ingestão calórica, é natural que a mulher consiga recuperar o peso ideal em poucos meses sem fazer muito sacrifício.

Procure ajuda de um profissional de saúde


Se você ainda luta para perder peso mesmo depois de amamentar e retornar à alimentação antes da gravidez, não há motivo para pânico. Talvez agora seja a hora de procurar a ajuda de um profissional de saúde, de preferência uma nutricionista, que saiba ajustar sua alimentação de acordo com suas necessidades atuais.

A atividade física pode ajudar

O exercício regular, especialmente o exercício aeróbico, ajuda a acelerar a queima de calorias e a reduzir o armazenamento de gordura corporal. Porém, quando precisar reiniciar seu programa de exercícios físicos, relaxe: consulte um médico para saber qual é o momento certo para retomar o exercício sem colocar em risco sua saúde.

Agora que você seguiu todas as nossas dicas para perder peso após o parto sem afetar sua saúde, esperamos ouvir de você. Após o parto, o que você fez para restaurar seu peso original? Use o espaço abaixo e deixe um comentário!