
A barriga de grávida é uma característica física muito desejada por muitas mulheres, que marca uma etapa importante em suas vidas e na realização de seus sonhos. Mas, venha cá, você sabia que a gravidez ocorre daqui a alguns meses? Não há dúvida de que essa é a questão na mente de muitas mães.
Pensando neles, criamos este conteúdo para ajudar você a entender os fundamentos do crescimento da barriga durante a gravidez. Se quiser entender melhor o ponto de vista técnico dessa questão, você também pode conferir nosso post sobre altura uterina!
Afinal, a barriga vai aparecer alguns meses após a gravidez?
A primeira coisa que você precisa saber é que não começou a observar o padrão de crescimento abdominal durante a gravidez. Porém, de modo geral, entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, ou seja, entre o 4º e o 5º mês de gravidez, notará-se a barriga protuberante da gestante.
Mas, no oitavo mês, a barriga da mãe atingiu sua altura máxima, tornando-a mais proeminente. Portanto, se você pretende gravar fotos desse momento importante de sua vida, os últimos meses de gravidez são os melhores momentos.
Porém, no 9º mês, a barriga vai diminuindo gradativamente, pois é nesse período que o bebê desce e se adapta à pelve materna, depois que esse processo ocorrer, ele finalmente vem a este mundo e nasce.
Barriga de gestantes
Como dissemos, o abdome da gestante não apresenta padrões proeminentes e é mais fácil de ser percebido. Nesse sentido, um exemplo que podemos destacar são as mulheres que já têm filhos, ou seja, mulheres que já estão grávidas (e grávidas novamente).
Nesse caso, a barriga pode aparecer por volta da 12ª semana, que é de três meses. Existe uma explicação biológica para isso. Durante a primeira gravidez, a musculatura uterina e a região pélvica ficam mais relaxadas, por isso é mais fácil inchar durante a segunda gravidez.
-506d6135.jpg)
-506d6135.jpg)
Fatores que afetam o crescimento da barriga de mulheres grávidas
Além dos aspectos biológicos específicos da gravidez, há uma série de fatores que afetam o tamanho do abdômen durante a gravidez. estes são:
Se você está grávida de gêmeos ou nascimentos múltiplos, o tamanho de sua barriga pode crescer mais rápido ou pode aparecer;
Mães com sobrepeso também podem ter abdômen maior em menos tempo, mas, neste caso, a protuberância se deve à gordura abdominal;
Mulheres grávidas com biótipos mais finos podem apresentar mais protuberâncias na barriga mais cedo.
Como se pode verificar pelo exposto, existem alguns fatores que afetam o aparecimento de uma barriga de grávida, para algumas mulheres isso pode acontecer precocemente, enquanto para outras pode acontecer mais tarde. No entanto, não existe uma regra específica para quando o abdômen aparecerá. É bom lembrar disso, e você tem acompanhamento pré-natal, que pode não só monitorar o desenvolvimento do seu bebê, mas também proteger a sua saúde e a dele.